Viajar Mais Por Menos: Três passos para viajar mais por menos

Três passos para viajar mais por menos

É muito difícil encontrar alguém que não goste de viajar. Viajar para conhecer novos lugares e pessoas, desfrutar de experiências inesquecíveis ao contemplar paisagens e conhecer novas culturas é o sonho de muitas pessoas e durante muito tempo era privilégio das pessoas com muito dinheiro.
Nos últimos três anos tenho viajado com mais frequência e intensidade do que nos anos anteriores e por isso muitas vezes amigos ou conhecidos insinuam, ou até mesmo dizem diretamente, que devo ter muito dinheiro para poder viajar para lugares tão incríveis.

O que eu posso dizer sobre isso é o seguinte: é óbvio que viajar não é de graça! Mas em pleno século XXI, existe algo muito poderoso que pode substituir o fato de termos recursos limitados: a informação. E hoje ela está a um clique de distância. Proliferam-se na internet blogs, fórums, sites de busca e comparação de preços que estão à nossa disposição para facilitar a nossa vida!

Para poder compartilhar o que eu tenho feito, resolvi criar esse blog e coloco a seguir os três passos para Viajar Mais Por Menos:

© Praia de Calhetas - São Sebastião-SP, Brasil.
1 - Sonhe com antecedência, mas esteja pronto para ofertas de última hora

Comece a pensar na viagem das suas próximas férias com bastante antecedência, de preferência de 6 meses a 1 ano, pois geralmente as passagens e hospedagens saem mais em conta, mesmo para períodos de alta temporada. Por outro lado, é necessário estar antenado e aproveitar as promoções que podem aparecer a qualquer momento.

2 - Evite intermediários e pesquise muito

Para economizar em qualquer tipo de compra é necessário pesquisar e tratando-se de viagens não é diferente. Leia muito 
sobre o destino escolhido em blogs e sites especializados e planeje você mesmo cada etapa de sua viagem. Não tenha preguiça, pois as horas de planejamento e pesquisa são um investimento e a garantia de uma boa economia.

3 - Use e abuse de programas de pontos

Cadastre-se em programas de pontuação e milhas do seu cartão de crédito, das companhias aéreas e de redes de hotéis. Aos poucos você vai perceber que os pontos acumulados são uma verdadeira poupança que vão fazer o preço de sua viagem despencar, já que a maior parte dos gastos são com passagens e hospedagens.


Nos próximos posts pretendo detalhar mais essas três dicas, com indicações dos sites que eu mais utilizo e os programas de pontos dos quais participo.

Aguardem e sejam bem vindos!